Como cadastrar novos empregados?
Para cadastrar um novo empregado clique em Cadastros → Empregado.
Clique em criar novo empregado.
Preencha todas as informações necessárias.
Nome: O nome completo de seu empregado. Para correta exportação via AFD, se necessário, o nome deve ter no máximo 25 caracteres.
Código: É um campo opcional, mas pode ser preenchido com a numeração interna utilizada pela empresa, como a matrícula do funcionário, por exemplo.
PIN para registro de ponto: Importante ressaltar que os empregados não podem ter senhas iguais (PIN), por isso é recomendado que seja cadastrado os dígitos da matrícula ou do CPF. Deve conter no mínimo 4 dígitos. Este número será usado diariamente para identificação do empregado no momento do registro de ponto.
CPF: Campo obrigatório a ser preenchido com o número de identificação do Cadastro de Pessoa Física de cada empregado.
Dia de início da folha: É o primeiro dia que a folha começa a ser processada, ou seja, o intervalo de tempo que irá aparecer no espelho da folha de pontos do empregado. Exemplo: se a folha tem início no dia 1, o processamento dos registros será do dia 1 ao dia 31 do mês seguinte.
Sincronizar com o REP-P: sincronizar os dados com o REP-P, responsável pelos registros de pontos, por gerar arquivo AFD e o comprovante de ponto. Essa opção deve estar sempre ativada para que os empregados consigam marcar ponto.
Os próximos passos estão separados por abas e todas com o sinal * devem ser preenchidas (dados de trabalho e escala).
Local de trabalho: É o local onde o empregado irá permanecer em sua jornada de trabalho. Caso ele não possua local de trabalho definido, é interessante criar um chamado “backup" ou “plantonistas”, por exemplo, e alocá-lo quando for direcionado a determinado posto.
Empregador: Deve selecionar o empregador cadastrado, este empregador vai ser atrelado ao cadastro do funcionário.
Regra de cálculo: Onde será cadastrada a regra que deve ser aplicada ao empregado.
Regras de Banco de horas: Deverá ser selecionado caso o empregado possua BH e se já estiver ativo e cadastrado no sistema.
Data de admissão: Data em que o empregado foi contratado.
Escala: Esquema semanal do empregado, com os horários diários que ele deverá cumprir. Clique na escala que deve ser alocada ao colaborador. Em seguida informe a data inicial da escala, que corresponde ao primeiro dia que o colaborador irá efetuar seus registros de ponto.
Para vincular a escala de modo que as folgas fiquem nos dias corretos, escolha o dia em que a escala começará na semana e no mês. Nessa mesma tela será mostrado o mês e como ficarão alocadas as folgas do empregado- é muito importante que verifique se as folgas estão caindo nos dias corretos antes de salvar.
Como no exemplo abaixo a data de início se refere a sexta, assim deve ser selecionado na escala o 5º dia.
Em configurações de pontos e benefícios, você informará se o funcionário deve registrar ponto com foto, áudio, ou outra especificação, e se possui vale-refeição e/ou vale-transporte entre outras configurações.
Em campos opcionais você poderá adicionar dados do colaborador como PIS, RG, Função, entre outros.
Finalize clicando em criar empregado.