Como cadastrar um usuário?
Cadastrar usuários na plataforma é um passo essencial para que cada colaborador tenha acesso às funcionalidades adequadas à sua função, garantindo segurança e eficiência na gestão e registro de ponto. Portanto, é importante que cada pessoa tenha seu próprio usuário.
Além disso, a plataforma utiliza permissões de acesso para definir os níveis de visibilidade e ação de cada perfil, permitindo que funções administrativas e operacionais sejam ajustadas conforme a necessidade. Assim, cada colaborador acessa apenas o que é relevante para sua rotina.
Existem duas formas de realizar o cadastro: uma para quem vai realizar a gestão, e outra para colaboradores que utilizarão a plataforma para registrar o ponto e acessar os próprios dados. Neste artigo, orientamos como realizar cada tipo de cadastro de forma rápida e prática.
Cadastro de usuários para gestão do ponto
Usuários de gestão dão acesso a colaboradores com permissões para administrar e monitorar informações da equipe, como supervisores, gerentes e profissionais de RH.
Acesse o módulo
No menu superior do site Gestão, clique em admin. Depois selecione usuários.
Inicie um novo cadastro
Para adicionar um novo usuário, clique em criar novo usuário.
- Preencha os campos
- Nome do usuário: Insira o nome completo (ou nome e sobrenome) do colaborador que utilizará o usuário.
- E-mail: Informe o e-mail que será usado para fazer login na plataforma. Pode ser um e-mail real para que o colaborador receba notificações e consiga recuperar a senha, ou um e-mail fictício, caso não haja necessidade de comunicação direta.
- Senha de acesso ao sistema: Cadastre uma senha de pelo menos 8 caracteres. Esta senha será utilizada para o acesso ao sistema e pode ser alterada posteriormente.
- CPF: Insira o CPF do usuário. Se esse campo não for preenchido, o usuário não conseguirá acessar a parte de cadastros na plataforma. Este campo é obrigatório para atender à Portaria 671 e garantir a conformidade com as normas de registro.
- Código: Atribua um código único para organizar e identificar o usuário no sistema. Este campo pode facilitar a consulta e o gerenciamento dos registros.
Permissões no sistema: Defina o nível de acesso que o usuário terá dentro do site Gestão, selecionando umas das permissões relacionadas à gestão na plataforma, sendo elas: RH, Gerente e Supervisor. Entenda mais sobre as permissões nesse artigo.
Permissões no Pontotel Gestão: Defina o nível de acesso que o usuário terá no aplicativo Gestão, escolhendo entre as permissões disponíveis na plataforma. Se desejar que o usuário mantenha o mesmo nível de permissão que possui no site, selecione a opção "Utilizar a mesma permissão do sistema."
Essa configuração possibilita que um mesmo usuário tenha níveis de acesso distintos no site e no app Gestão. Assim, o usuário pode desempenhar tarefas específicas em cada plataforma, conforme as permissões atribuídas, garantindo maior flexibilidade e controle sobre suas funções.
A quem esse usuário terá acesso: Algumas permissões têm o acesso limitado a um ou alguns locais de trabalho ou grupos específicos, para restringir a visualização a colaboradores do setor do usuário. Por padrão, as permissões de Gerente e Supervisor possuem essa restrição, mas novas permissões também podem ser configuradas dessa forma.
Ao selecionar permissões com acesso limitado, surgirá um campo para informar a quem o usuário terá acesso:
- Visualizar por: defina se o filtro será feito por locais de trabalho ou grupos (compostos por dois ou mais locais de trabalho previamente cadastrados)
- Selecionar: escolha o(s) local(is) ou grupo(s) que o usuário poderá acessar.
Salve o cadastro
Clique no botão salvar para finalizar a criação ou alteração.
Cadastro de usuários para registro de ponto
Usuários para registro de ponto dão acesso a colaboradores para registrar suas jornadas de trabalho e visualizar seus dados pessoais. As permissões nessa categoria são de funcionário e cadastro de coletores.
⚠️ Atenção:
O usuário com permissão de cadastro de coletores é destinado exclusivamente ao acesso no site Bateponto ou aplicativo Bateponto, funcionando como um acesso compartilhado em dispositivos onde vários colaboradores irão registrar seus pontos. Esse tipo de usuário pode ser visto como um "usuário coletivo". Se ainda não houver um usuário com essa permissão cadastrado em seu sistema, entre em contato com nossa equipe para que possamos criá-lo para você. Caso a permissão já existe mas o usuário ainda não, acesse esse link e veja como criá-lo.
Um usuário com permissão de funcionário tem acesso restrito às funcionalidades essenciais para o registro de ponto e consulta de dados pessoais. Esse tipo de usuário não tem permissões para gerenciar ou visualizar informações de outros colaboradores, garantindo a privacidade e segurança dos dados.
Para criar um usuário com permissão de funcionário, o processo começa de uma forma diferente, pois esse usuário precisa estar vinculado a um cadastro de empregado. Siga os passos deste artigo para realizar a criação corretamente.
Agora o novo usuário está cadastrado e já pode acessar o sistema conforme a permissão atribuída. Com os acessos devidamente configurados, sua equipe terá um controle mais seguro e organizado do ponto, garantindo que cada colaborador esteja habilitado para registrar suas jornadas ou realizar as tarefas relacionadas à sua função.