Como registrar uma dispensa/atestado parcial ou de horas
A funcionalidade de lançamento de dispensa na plataforma Gestão Pontotel foi atualizada e agora conta com uma nova interface, mais moderna, intuitiva e organizada por etapas. Essa atualização torna o processo de registro de dispensas, atestados médicos e outros tipos de ausência mais simples e padronizado, garantindo que todas as informações necessárias sejam preenchidas de forma completa e correta.
Confira abaixo como realizar o lançamento com o novo formato.
Passo a passo para lançar uma dispensa parcial
- Acesse a folha de ponto
No menu principal, clique em folha e selecione folhas de ponto.

- Faça os filtros para selecionar o empregado e a folha correspondente
- Faça um filtro por empregados.

- No campo "selecionar empregados", busque e selecione o colaborador, depois clique em buscar.

- No canto superior esquerdo da tela, selecione a competência que deseja lançar a dispensa.

- Abra o menu da dispensa
- Clique com o botão direito na linha do dia correspondente, ou clique nos três pontinhos azuis que fica do lado esquerdo da data.
- No menu suspenso, selecione "dispensa".


- Preencha as informações da dispensa
ETAPA 1: INFORMAÇÕES DA DISPENSA
Nesta primeira parte, preencha os dados básicos da dispensa:
- Motivo: selecione o motivo que descreve a natureza da dispensa (por exemplo: atestado, dia abonado, folga gestor etc.). O motivo define quais campos serão obrigatórios nas próximas etapas e como o sistema irá tratar o lançamento no cálculo da folha.
- Data: informe o dia de início da dispensa.
- Dias de dispensa: indique o total de dias que o afastamento abrangerá. É neste campo que será definido se a dispensa será somente para a data informada, ou se será aplicada para o(s) próximo(s) dia(s) corridos a partir da data.
- Período: é possível marcar “dia inteiro”, “parte do dia por intervalo” (definindo horário de início e fim) ou “parte do dia por duração” (informando o tempo de duração da dispensa). Como estamos lançando uma dispensa parcial, desmarque a opção "dia inteiro", e escolha uma das outras duas.
- Caso haja documento comprobatório, clique em “Anexar atestado” e envie o arquivo.
Após preencher as informações, clique em “Próximo” para avançar.

- Caso escolha a opção de "parte do dia por intervalo", será necessário preencher os campos "Início" com o horário que se inicia a dispensa, e o campo "Fim" com o horário de término. Se a dispensa inicia em um dia e termina no outro, ultrapassando a meia-noite, a opção "+1d" deve ser assinalada.

- Caso escolha a opção "parte do dia por duração", o campo abaixo deve ser preenchido com a duração total da dispensa.
- Exemplo: Se a dispensa foi das 08:00 às 12:00, o campo de duração deve ser preenchido com "04:00", pois se refere à quatro horas de duração da dispensa.

- Os motivos precisam ser criados previamente na tela de Motivos padrão, disponível em Cadastros > Motivos padrão.
- Durante a configuração de cada motivo, é possível definir quais campos deverão ser exibidos e se serão de preenchimento obrigatório no momento do lançamento, garantindo que todas as informações necessárias sejam registradas corretamente. Caso oculte todos os campos de uma etapa, ela não aparecerá no momento do lançamento da dispensa.
- Caso queira saber mais sobre como cadastrar ou configurar motivos padrão para eventos e correções, consulte o artigo: Como criar motivos padrão para eventos ou correção de ponto
ETAPA 2: DADOS MÉDICOS
Essa etapa será exibida quando o motivo da dispensa estiver relacionado a atestados médicos ou acompanhamentos de saúde (para isso, deve ser selecionado um ou mais campos dessa etapa na configuração do motivo)
Depois, clique em “Próximo”.

ETAPA 3: CONFIGURAÇÕES DE CÁLCULO
Nesta última etapa, você poderá ajustar como a dispensa impactará o cálculo da jornada.
Defina:
- Duração esperada para a pausa: indique o tempo de intervalo que o colaborador tem direito neste dia, considerando o período de dispensa. Caso perca o direito à pausa por conta do tempo dispensado, mantenha em branco. O campo é utilizado para ajustar o cálculo da jornada e garantir que o sistema considere corretamente o tempo total afastado.
- Tempo de deslocamento: informe o tempo que o colaborador levou para se deslocar até o local de atendimento (por exemplo, até o médico ou clínica). Esse tempo é acrescentado ao período de dispensa e pode impactar o cálculo da jornada, dependendo da configuração da regra de tratamento de dispensas.
- Se haverá desconto de DSR;
- Se o sistema deve ignorar jornadas de folga;
- Forma de cálculo da dispensa: defina se a dispensa será descontada nas horas da jornada do dia, considerada como horas trabalhadas ou considerada como falta.
Após a configuração, finalize clicando em “Lançar”.

🤖 Inteligência Artificial no lançamento da dispensa
A inteligência artificial foi incorporada ao processo de lançamento de dispensas para tornar o preenchimento mais ágil, preciso e automatizado. Ao anexar o atestado, a IA atua na leitura e extração das informações contidas no documento, como nome do profissional, CRM, CID, data de emissão e período de afastamento. Esses dados são inseridos automaticamente nos campos correspondentes do formulário, reduzindo erros manuais e otimizando o tempo de registro. Ainda assim, a conferência final deve ser realizada pelo gestor ou setor de RH, garantindo que todas as informações estejam corretas antes da confirmação da dispensa.
Com essa nova estrutura, o processo de lançamento de dispensas torna-se mais ágil e preciso, além de reduzir erros no preenchimento das informações.
Se precisar de auxílio ou tiver dúvidas quanto ao lançamento da dispensa, entre em contato com o nosso time pelo Chat integrado na plataforma ou pelo WhatsApp!
Atualizado em: 03/11/2025
Obrigado!
