Como reativar um colaborador desligado por engano (Readmitir)

A plataforma Pontotel possui uma ferramenta específica para reverter o desligamento de um colaborador. Esta função, chamada "Readmitir", deve ser usada exclusivamente para casos em que a demissão foi registrada por engano e precisa ser desfeita.


Qual processo utilizar?


  • Use "Readmitir" (este artigo): Apenas se o colaborador foi marcado como "desligado" na plataforma por engano e você precisa reativar o cadastro dele imediatamente.
  • Use "Criar novo empregado": Se o colaborador foi desligado corretamente, cumpriu aviso, e está retornando à empresa meses depois (recontratação). Nesses casos, você deve criar um novo cadastro de empregado para preservar o histórico do contrato anterior.


Como Readmitir um Colaborador (Desfazer Demissão)


  1. No menu principal, acesse Cadastros e clique em Empregados.


  1. No campo Mostrr (que por padrão mostra "somente ativos"), selecione a opção desligados.



  1. Localize na lista o colaborador que foi desligado.


  1. Selecione o colaborador e clique no botão Readmitir.



  1. Na nova janela será solicitada a data de readmissão. Informe a data em que o cadastro deve voltar a ser ativo e clique novamente em Readmitir.



Ao seguir esses passos, o sistema irá reativar o cadastro do colaborador, removendo a data de desligamento e permitindo que ele volte a registrar o ponto e ter sua jornada gerenciada normalmente.


Caso ainda tenha dúvidas ou precise de auxílio, entre em contato com o nosso time de Suporte pelo chat integrado ao site Pontotel Gestão ou pelo WhatsApp!

Atualizado em: 12/11/2025