Como desligar um colaborador
O desligamento de um colaborador deve ser registrado corretamente no sistema para garantir que sua folha de ponto não tenha faltas em dias indevidos e que todas as informações legais e administrativas fiquem organizadas.
Esse processo pode ser feito diretamente no site Pontotel Gestão, dentro do cadastro do empregado.
Passo a passo para desligar um empregado
- Acesse a tela de empregados
No menu superior do site Gestão, clique em cadastros. Depois clique em empregado.

- Vá até o menu correspondente
Na listagem de colaboradores ativos, selecione o colaborador que deseja desligar. No menu que abrirá, clique no botão "desligar empregado".

- Preencha os campos:
- Jornada de trabalho no dia de desligamento: Caso marcado, o sistema irá considerar normalmente a jornada esperada no dia do desligamento. Se não marcado, o colaborador não terá jornada esperada nesse dia.
- Agendar desligamento para uma data futura: Permite programar o desligamento para uma data ainda não ocorrida. Útil quando já há uma data oficial definida, mas deseja-se registrar antecipadamente no sistema.
- **Anular pontos reais após desligamento: Caso marcado, os pontos registrados pelo colaborador após a data de desligamento serão desconsiderados. **
- Motivo da anulação: Campo de texto obrigatório quando a opção acima é selecionada, para justificar a anulação desses pontos.
- Data de desligamento: Campo principal onde deve ser informada a data efetiva em que o colaborador deixou a empresa.
- Motivo do desligamento: Lista suspensa onde é possível selecionar o motivo (desligamento, falecimento, pediu desligamento ou outro). Esses motivos ajudam no controle administrativo. Ao selecionar a opção "outro", é possível adicionar um motivo personalizado.

- Conclua o desligamento
Para concluir, clique no botão "desligar". A solicitação será registrada e, a partir da data informada, as jornadas referentes ao desligamento serão exibidas automaticamente na folha de ponto do colaborador.
Registrar o desligamento no sistema garante maior controle e evita inconsistências nas folhas de ponto. Sempre confirme a data informada antes de salvar.
Caso ainda tenha dúvidas ou precise de auxílio, entre em contato com o nosso time de Suporte pelo chat integrado ao site Pontotel Gestão ou pelo WhatsApp!
Atualizado em: 14/11/2025
Obrigado!
