Artigos sobre: Cadastros

Como Desativar ou Ocultar um Local de Trabalho

Com o tempo, é comum que a estrutura da empresa mude, e alguns Locais de Trabalho (setores, equipes ou filiais) deixem de ser usados. Para manter sua plataforma organizada e fácil de gerenciar, você pode "Desativar" ou "Ocultar" esses locais.


Entenda a diferença:

  • Desativar (Recomendado para locais extintos): Esta é a ação principal. O local não aparecerá mais na seleção de locais ativos (ex: ao cadastrar um novo empregado) e também não aparecerá nos filtros de relatórios. Ele será mantido apenas como um dado histórico nos cadastros dos colaboradores que já fizeram parte dele.
  • Ocultar: Esta é uma ação de organização visual. O local é escondido da sua lista principal e não pode ser vinculado a novos empregados, mas continua aparecendo nos filtros de relatórios e outras telas do sistema.


Como Desativar um Local de Trabalho


Este é o processo recomendado para locais que não serão mais utilizados.


  1. No menu principal, acesse Cadastros e clique em Locais de Trabalho.



  1. Utilize os filtros para localizar o local que deseja desativar.


  1. Selecione o local e clique no ícone de lápis (Editar).



  1. Na tela de edição do local de trabalho, desmarque a caixa de seleção Ativar local de trabalho.



  1. Role a página até o final e clique em Salvar.


Como ocultar um Local de Trabalho


Este processo é ideal se você quer apenas "limpar" sua tela principal de cadastros, mas ainda quer que o local apareça em filtros de relatórios.


  1. No menu principal, acesse Cadastros e clique em Locais de Trabalho.


  1. Na linha do local que deseja ocultar, clique no ícone de prédio com um traço (Ocultar).



  1. Uma janela de confirmação aparecerá. Clique em Confirmar.


  1. Para visualizar os locais que você ocultou, basta usar o filtro mostrar (no topo da tela) e selecionar a opção ocultado.


Pronto! Escolhendo entre "Desativar" ou "Ocultar", você mantém sua plataforma organizada e garante que apenas os locais de trabalho relevantes sejam utilizados na sua gestão diária.


Caso ainda tenha dúvidas ou precise de auxílio, entre em contato com o nosso time de Suporte pelo chat integrado ao site Pontotel Gestão ou pelo WhatsApp!

Atualizado em: 14/11/2025