Como cadastrar um usuário
Cadastrar usuários na plataforma é um passo essencial para que cada colaborador tenha acesso às funcionalidades adequadas à sua função, garantindo segurança e eficiência na gestão e registro de ponto. Portanto, é importante que cada pessoa tenha seu próprio usuário.
Além disso, a plataforma utiliza permissões de acesso para definir os níveis de visibilidade e ação de cada perfil, permitindo que funções administrativas e operacionais sejam ajustadas conforme a necessidade. Assim, cada colaborador acessa apenas o que é relevante para sua rotina.
Cadastro de usuários para gestão do ponto
Usuários de gestão dão acesso a colaboradores com permissões para administrar e monitorar informações da equipe, como supervisores, gerentes e profissionais de RH.
- No menu superior do site Gestão, clique em admin. Depois selecione usuários.

- Para adicionar um novo usuário, clique em criar novo usuário.

- Preencha os campos
- Nome do usuário: Insira o nome completo (ou nome e sobrenome) do colaborador que utilizará o usuário.
- E-mail: Informe o e-mail que será usado para fazer login na plataforma. Pode ser um e-mail real para que o colaborador receba notificações e consiga recuperar a senha, ou um e-mail fictício, caso não haja necessidade de comunicação direta. O campo será preenchido automaticamente, caso tenha adicionado o e-mail na seção "campos opcionais" do cadastro de empregado.
- Senha de acesso ao sistema: Cadastre uma senha de pelo menos 8 caracteres. Esta senha será utilizada para o acesso ao sistema e pode ser alterada posteriormente.
- Empregado associado a este usuário: Permite vincular o usuário a um empregado já cadastrado no sistema. Esse vínculo é necessário quando o usuário será utilizado de forma pessoal pelo colaborador para realizar o registro de ponto.
- Permissão geral: Define o nível de acesso do usuário e controla quais módulos estarão disponíveis para ele. Ao selecionar a opção funcionário, não será necessário preencher o campo "permissão pessoal". Porém, se o usuário também exercer funções de gestão e, além disso, precisar registrar o ponto, configure neste campo a permissão de gestão e, em "permissão pessoal", atribua a permissão funcionário.
- Permissão pessoal: Permite atribuir regras específicas de acesso ao usuário, caso possua um empregado vinculado ao usuário. Neste caso, deixe em branco.

- Telefone: informe o número de telefone da pessoa que utilizará este usuário. Esse dado é indispensável quando o usuário for o ponto de contato com o suporte da Pontotel. A partir dessa informação, será possível identificá-lo como contato principal e utilizar esse telefone nos chamados que forem abertos.
- CPF: Número do CPF do usuário, usado como dado de identificação. Insira o CPF de quem utilizará o usuário neste campo.
- Código: Atribua um código único para organizar e identificar o usuário no sistema. Este campo pode facilitar a consulta e o gerenciamento dos registros.
- Líder desse usuário: Campo para vincular um líder responsável pelo colaborador, caso seja aplicável.
- A quem esse usuário terá acesso: defina os locais, grupos ou liderados aos quais este usuário terá permissão de acesso no sistema para realizar a gestão.

- Configure as opções avançadas (opcional)
- Gerar senha aleatória e enviar por e-mail: Quando selecionado, gera automaticamente uma senha e envia para o e-mail cadastrado do usuário.
- Exigir troca de senha no primeiro acesso: Obriga o usuário a redefinir a senha assim que acessar a plataforma pela primeira vez.
- Ativar fator de dupla autenticação (MFA): Recurso de segurança adicional que exige um segundo fator de autenticação no login (como código enviado por e-mail ou app autenticador).
- Considerar este usuário como ponto de contato para o suporte: ao ativar essa opção, o usuário passa a ser definido como o contato principal da empresa junto ao suporte da Pontotel. Isso significa que seus dados, como telefone e e-mail, poderão ser utilizados nos chamados abertos, facilitando a comunicação e agilizando o atendimento quando houver necessidade de suporte. Por ser um usuário coletivo, recomendamos não habilitar esta opção.

- Clique no botão salvar para finalizar a criação ou alteração.
Cadastro de usuários para registro de ponto
Usuários para registro de ponto dão acesso a colaboradores para registrar suas jornadas de trabalho e visualizar seus dados pessoais. As permissões nessa categoria são de funcionário e cadastro de coletores.
⚠️ Atenção:- O usuário com permissão de cadastro de coletores é destinado exclusivamente ao acesso no site ou aplicativo BatePonto. Ele funciona como um acesso compartilhado em dispositivos utilizados por vários colaboradores para registrar seus pontos, sendo conhecido como usuário coletivo. Caso ainda não possua um usuário com essa permissão, neste artigo você encontrará uma seção onde orienta a criação desta permissão.
- Um usuário com permissão de funcionário tem acesso restrito às funcionalidades essenciais para o registro de ponto e consulta de dados pessoais. Esse tipo de usuário não tem permissões para gerenciar ou visualizar informações de outros colaboradores, garantindo a privacidade e segurança dos dados. Caso ainda tenha dúvidas sobre como criar um usuário pessoal, consulte este artigo.

Agora o novo usuário está cadastrado e já pode acessar o sistema conforme a permissão atribuída. Com os acessos devidamente configurados, sua equipe terá um controle mais seguro e organizado do ponto, garantindo que cada colaborador esteja habilitado para registrar suas jornadas ou realizar as tarefas relacionadas à sua função.
Se precisar de suporte adicional, entre em contato com o nosso time pelo WhatsApp. Estamos prontos para te ajudar!
Atualizado em: 18/12/2025
Obrigado!
