Como cadastrar um feriado?
É importante alertar o sistema quando um feriado ocorrer para que o cálculo dos apontamentos seja preciso.
Para marcar os dias definidos como feriado (que gerarão horas extras) basta clicar em Cadastros > Feriados.
Preencha todos os dados necessários:
Nome: deve ser adicionado o nome do feriado
Data: será o dia que o feriado ocorrerá
Região (escolha o país): Caso seja um feriado nacional, deve ser preenchido somente o país. Caso seja um feriado estadual, preencha o país e UF (sigla do estado). Se for um feriado municipal, deve ser preenchido o país, UF e município.
O campo deve ser preenchido de acordo com os locais de trabalho cadastrados no sistema, pois o feriado só será considerado para os empregados alocados com o mesmo preenchimento de região dos locais de trabalho.
Forma de pagamento: é possível selecionar se o feriado será remunerado como hora extra, extraordinária ou especial, ou deixar o pagamento normal, caso queira pagar o feriado como um dia de trabalho comum para os funcionários que trabalhem no dia.
Regra de cálculo: é necessário preencher somente se houver necessidade de uma configuração especifica, caso contrário, deixe o campo em branco para que o sistema calcule o dia com base na regra de cálculo vinculada no cadastro do empregado.
Feriado fixo: assinale se o feriado se dar no mesmo dia em todos os anos (como o Natal, por exemplo). Dessa forma, ele será replicado em todos os anos, não havendo necessidade de cadastrá-lo mais de uma vez.
Feriado com folga: assinale se o dia do feriado deverá ser considerado como folga. Caso essa opção não esteja marcada, se o colaborador não trabalhar no dia, será considerado falta.
Para finalizar o cadastro, basta clicar em adicionar.