Artigos sobre: Registro de Ponto

Como desativar o registro de ponto por foto ou voz (individual ou em massa)

Se a sua empresa decidiu alterar a política de segurança no registro de ponto e não irá mais exigir o anexo de foto ou áudio, você pode desativar essa funcionalidade facilmente.

A gestão dessa configuração pode ser feita individualmente ou para vários colaboradores ao mesmo tempo.


Como desativar para um colaborador


  1. No menu principal, acesse Cadastros e clique em Empregados.



  1. Utilize os filtros para localizar o colaborador desejado e clique no ícone de lápis (Editar) na coluna "Ações".



  1. Dentro do cadastro, vá até a aba Config. de ponto e benefícios.


  1. Procure pela seção registro de pontos e apontamentos.


  1. Escolha a opção que deseja desativar:
  • Para desativar o registro por FOTO: Desmarque a opção "gravar ponto com foto no aplicativo (dispositivos móveis)" e/ou "gravar ponto com voz no pontotel web (computador)".
  • Para desativar o registro por VOZ: Desmarque a opção "gravar ponto com voz no aplicativo".


  1. No final da página, clique em salvar.



Como desativar para vários colaboradores


Para tornar a gestão mais ágil, você pode usar a ferramenta de Alterações Múltiplas para desativar a função para todos de uma só vez.


  1. No menu principal, acesse Cadastros e clique em Empregados.



  1. Clique no menu de opções (ícone de três pontos) e escolha Alterações Múltiplas.



  1. Selecione os locais, empregados ou grupos que receberão a mudança.



  1. Do lado da tela você verá a seção registro de pontos e apontamentos. **Desmarque as opções **informadas anteriormente, de acordo com a sua necessidade.



  1. Vá até o final da página e clique em salvar.


💡 Dica: Quer saber mais sobre 'Alterações Múltiplas'? Para ver o passo a passo detalhado de como usar esta funcionalidade para atualizar outros dados em massa, acesse nosso artigo: Como atualizar dados de vários empregados com Alterações Múltiplas


Pronto! Seja de forma individual ou em massa, a partir do próximo login dos colaboradores no aplicativo, o sistema não solicitará mais o anexo de foto e/ou áudio no momento do registro de ponto.


Caso ainda tenha dúvidas ou precise de auxílio, entre em contato com o nosso time de Suporte pelo chat integrado ao site Pontotel Gestão ou pelo WhatsApp!

Atualizado em: 12/11/2025