Artigos sobre: Registro de Ponto

Como ativar o registro de ponto por foto ou voz

Para aumentar a segurança e a transparência dos registros de ponto feitos por dispositivos móveis (smartphones ou tablets), a plataforma Pontotel permite que empresa exija um anexo de foto ou áudio no momento em que o colaborador bate o ponto.

Quando ativadas, essas funcionalidades solicitam que o colaborador tire uma foto de si mesmo ou grave um breve áudio logo após selecionar o tipo de ponto (entrada, pausa, etc.).


⚠️ Atenção: Essa funcionalidade é diferente do Reconhecimento Facial (Biometria), que é um módulo de validação de identidade. A função descrita aqui apenas anexa a foto ou o áudio ao registro de ponto para conferência futura.


A ativação é feita individualmente, no cadastro do empregado. Veja como:


Como Ativar o Registro com Foto ou Voz


  1. No menu principal, acesse Cadastros e clique em Empregado.



  1. Utilize os filtros para localizar o colaborador desejado e clique no ícone de lápis (Editar) no menu que será aberto.



  1. Dentro do cadastro, vá até a aba Config. de ponto e benefícios.


  1. Procure pela seção registro de pontos e apontamentos.


  1. Escolha a opção que deseja ativar:


  • Para ativar o registro por FOTO:
  • Apps BatePonto e Pontotel Gestão (celular e tablet): ative a opção gravar ponto com foto (web)
  • BatePonto Web (computador): ative a opção gravar ponto com foto (web)


  • Para ativar o registro por VOZ:
  • Apps BatePonto e Pontotel Gestão (celular e tablet): Marque a opção gravar ponto com voz no aplicativo
  • BatePonto Web (computador): ative a opção gravar ponto com voz no pontotel web (computador)


💡 Dica: Você pode marcar todas as opções se desejar, mas recomendamos escolher apenas uma para cada tipo de dispositivo (foto ou voz), para manter o processo de registro ágil para o colaborador.


  • Role até o final da página e clique em salvar.


Localização das opções relacionadas a este artigo



Permissões do Dispositivo


Para que o registro por foto ou voz funcione corretamente, é fundamental que o colaborador conceda permissão ao aplicativo (ou navegador web) para acessar a câmera e o microfone do seu dispositivo. Se essa permissão for negada ou revogada, a plataforma não conseguirá capturar o anexo de segurança.


A opção "exibir alerta persistente caso empregado tente registrar sem permissão de uso do microfone" atua justamente nesse cenário. Ao marcá-la, se um colaborador tentar registrar o ponto por voz, mas a permissão do microfone estiver bloqueada, o sistema mostrará um aviso contínuo. A principal característica dessa função é que, estando ativa, o colaborador não poderá desabilitar essa mensagem de alerta, garantindo que ele seja notificado sobre o problema de permissão que impede o registro completo.


Pronto! A partir do próximo login do colaborador no Site BatePonto, App BatePonto ou App Pontotel Gestão, o sistema passará a solicitar o anexo de foto ou áudio a cada registro de ponto realizado.


Caso ainda tenha dúvidas ou precise de auxílio, entre em contato com o nosso time de Suporte pelo chat integrado ao site Pontotel Gestão ou pelo WhatsApp!

Atualizado em: 06/11/2025