Como ativar o registro de ponto por foto ou voz
Para aumentar a segurança e a transparência dos registros de ponto feitos por dispositivos móveis (smartphones ou tablets), a plataforma Pontotel permite que empresa exija um anexo de foto ou áudio no momento em que o colaborador bate o ponto.
Quando ativadas, essas funcionalidades solicitam que o colaborador tire uma foto de si mesmo ou grave um breve áudio logo após selecionar o tipo de ponto (entrada, pausa, etc.).
A ativação é feita individualmente, no cadastro do empregado. Veja como:
Como Ativar o Registro com Foto ou Voz
- No menu principal, acesse Cadastros e clique em Empregado.

- Utilize os filtros para localizar o colaborador desejado e clique no ícone de lápis (Editar) no menu que será aberto.

- Dentro do cadastro, vá até a aba Config. de ponto e benefícios.
- Procure pela seção registro de pontos e apontamentos.
- Escolha a opção que deseja ativar:
- Para ativar o registro por FOTO:
- Apps BatePonto e Pontotel Gestão (celular e tablet): ative a opção gravar ponto com foto (web)
- BatePonto Web (computador): ative a opção gravar ponto com foto (web)
- Para ativar o registro por VOZ:
- Apps BatePonto e Pontotel Gestão (celular e tablet): Marque a opção gravar ponto com voz no aplicativo
- BatePonto Web (computador): ative a opção gravar ponto com voz no pontotel web (computador)
- Role até o final da página e clique em salvar.

Permissões do Dispositivo
Para que o registro por foto ou voz funcione corretamente, é fundamental que o colaborador conceda permissão ao aplicativo (ou navegador web) para acessar a câmera e o microfone do seu dispositivo. Se essa permissão for negada ou revogada, a plataforma não conseguirá capturar o anexo de segurança.
A opção "exibir alerta persistente caso empregado tente registrar sem permissão de uso do microfone" atua justamente nesse cenário. Ao marcá-la, se um colaborador tentar registrar o ponto por voz, mas a permissão do microfone estiver bloqueada, o sistema mostrará um aviso contínuo. A principal característica dessa função é que, estando ativa, o colaborador não poderá desabilitar essa mensagem de alerta, garantindo que ele seja notificado sobre o problema de permissão que impede o registro completo.
Pronto! A partir do próximo login do colaborador no Site BatePonto, App BatePonto ou App Pontotel Gestão, o sistema passará a solicitar o anexo de foto ou áudio a cada registro de ponto realizado.
Caso ainda tenha dúvidas ou precise de auxílio, entre em contato com o nosso time de Suporte pelo chat integrado ao site Pontotel Gestão ou pelo WhatsApp!
Atualizado em: 06/11/2025
