Por que a dispensa gera inconsistências nos apontamentos e no banco de horas?
Ao lançar uma dispensa no sistema Pontotel, é essencial garantir que todas as opções e configurações estejam ajustadas corretamente. Qualquer inconsistência no lançamento pode impactar o saldo do banco de horas do colaborador, causando registros incorretos.
O que considerar ao lançar uma dispensa?
Se a jornada esperada para o dia incluir uma pausa para refeição, essa informação deve ser devidamente preenchida no campo "duração esperada para a pausa" no lançamento da dispensa, caso seja uma dispensa parcial, a fim de evitar inconsistência no cálculo dos apontamentos, e consequentemente no banco de horas
Vamos analisar um exemplo prático:
Cenário:
- No dia 02/12, Maria tinha uma jornada de trabalho esperada das 08:00 às 17:00;
- Maria trabalhou neste dia das 08:00 às 15:00, e fez uma pausa para o almoço das 11:00 às 12:00;
- Neste caso, a pausa era devida, tendo em vista que na empresa da Maria é estabelecido direito de uma hora de pausa a partir de seis horas trabalhadas;
- Às 15:00 Maria foi embora, pois precisou ir ao médico, que estava marcado das 15:00 até às 17:00.
Como lançar uma dispensa neste dia:
Como Maria fez uma hora de pausa, e ela era realmente devida neste cenário, precisamos informá-la na dispensa, no campo "duração esperada para a pausa":
- Forma correta de lançar a dispensa:
- Cálculo do dia após o lançamento da dispensa lançada corretamente:
- Forma errada de lançar a dispensa:
- Cálculo do dia após o lançamento da dispensa lançada incorretamente:
Veja que, caso haja a pausa, e ela não for informada no campo "duração esperada para a pausa", o tempo entre a pausa e o retorno será considerado como um período não trabalhado, e poderá gerar atraso ou saída antecipada, dependendo do contexto.
Conclusão
O saldo do banco de horas do dia, basicamente é um cálculo de apontamentos positivos e/ou negativos que estão sendo convertido para banco, dessa forma, é preciso rever o cálculo dos apontamentos. Consequente, o saldo do banco também será ajustado.
Se, mesmo após essas verificações, o problema persistir, entre em contato com nossa equipe de suporte pelo e-mail suporte@pontotel.com.br para assistência.
Garantir que os lançamentos estejam configurados corretamente evita problemas no banco de horas e mantém os cálculos precisos. Para mais orientações, consulte os artigos relacionados abaixo ou acesse nosso site de suporte.