R06 - Como gerar a Planilha de Apontamentos Customizável (Filtros Avançados)
O R06 - Planilha de apontamentos customizável é a ferramenta ideal para uma gestão por exceção. Diferente do R05, que traz os totais de todos os apontamentos, o R06 permite que você crie uma regra de busca para encontrar apenas as informações desejadas que atendam a um critério específico.
Como Configurar e Gerar o Relatório
- No menu principal, acesse Gestão e clique em Relatórios e Registros.

- Na lista à direita, selecione R06 - Planilha de apontamentos customizável.
- Configure os filtros básicos

- Defina os filtros básicos, selecionando os locais, empregadores, empregados ou grupos desejados.
- Defina o período, informando a data de início e término nos campos correspondentes.
- Configure as demais opções:
- Enviar os resultados do relatório por e-mail: Marque essa opção para receber o relatório por e-mail após a geração.
- Considerar horas que estão no banco de horas: Inclui no relatório os valores que foram convertidos para o banco.
- Considerar empregados demitidos: Inclui no relatório os empregados que foram desligados antes ou durante o período selecionado.
- Ordenar por:
- Nome: Ordena os dados alfabeticamente pelos nomes dos empregados.
- Métricas: Agrupa e ordena os dados com base em indicadores quantitativos.
- Tipo de relatório:
- Soma: Apresenta os totais acumulados dos apontamentos dentro do período filtrado.
- Por dia: Exibe os dados dia a dia, detalhando os apontamentos por dia dentro do período filtrado.
- Apresentação:
- Decimal: Exibe os valores no formato decimal.
- Hora e Minuto: Mostra os valores no formato padrão de horas (HH:MM).
- Mostrar:
- Local de trabalho cadastrado: Mostra os dados do local de trabalho selecionado no cadastro do empregado.
- Posto trabalhado: Exibe os dados do local de trabalho no qual o colaborador realizou suas atividades.
- Apontamentos abreviados na regra de cálculo: Selecione a regra de cálculo cuja nomenclatura será exibida nos filtros e no relatório. Cada regra de cálculo possui a sua própria forma de nomear os apontamentos (Dentro da regra de cálculo, em Apontamentos > Nomear apontamentos).
- Personalize os filtros avançados

4.1. Seleção do filtro desejado
Escolha um ou mais tipos de apontamentos, como adicional noturno, horas extras ou atrasos. Basta marcar a caixa correspondente à opção que deseja aplicar, por exemplo, selecionar “H. Extra” para filtrar horas extras.
4.2. Definição do critério de comparação
- Após selecionar o apontamento, ajuste a condição utilizando os operadores:
- Maior que (>): Exibe somente registros que ultrapassam o valor informado. Exemplo: Filtrar colaboradores com mais de 2 horas extras (insira 02:00).
- Igual a (=): Mostra apenas os registros que correspondem exatamente ao valor especificado. Exemplo: Visualizar atrasos exatos de 10 minutos (insira 00:10).
- Menor que (<): Filtra registros abaixo do valor informado. Exemplo: Identificar colaboradores com intervalo de pausa refeição menor que 1 hora (insira 01:00).
- Intervalo: Filtra jornadas trabalhadas dentro do horário de início e término definido
4.3. Opções adicionais
Ative opções extras que podem refinar ainda mais o relatório, tais como:
- Sem intervalos: Exclui os períodos de pausa do cálculo dos apontamentos.
- Sem adicional noturno: Remove o impacto do adicional noturno, caso seja necessário focar apenas em outros tipos de apontamentos.
- Clique em Gerar Excel para iniciar a geração do relatório.
O sistema não deixa de registrar nenhum evento em dias trabalhados.
Quando o colaborador cumpre corretamente sua pausa (sem exercer atividades nesse período), o sistema entende que não houve horas trabalhadas durante a pausa e, por isso, o evento Pausa Refeição recebe o valor 00:00.
É importante destacar que:
- Pausa Refeição representa o tempo trabalhado durante o intervalo de refeição.
- Duração de Pausa indica o tempo total da pausa realizada pelo colaborador.
Como Baixar o Relatório
Após clicar em "gerar excel", a plataforma processará o relatório em segundo plano:
- Clique no ícone de sino (Notificações), no canto inferior esquerdo da sua tela, para acompanhar o arquivo ser gerado.

- Quando o status mudar para "100%", o seu relatório aparecerá na seção relatórios concluídos.

- O R06 é baixado como um arquivo compactado (ZIP). Ao extrair o arquivo, você verá três planilhas:
- r06-sucesso: O relatório principal com todos os dados.
- r06-status: Um arquivo técnico sobre o status da geração.
- r06-erro: Lista eventuais erros na geração.
- Abra o arquivo r06-sucesso para iniciar sua análise.
Como fazer a leitura do relatório
A planilha gerada trará apenas as linhas que obedeceram à sua regra. Com a nova atualização, a leitura ficou mais completa:
Veja o que cada coluna representa:
Grupo de Colunas | Informações Principais | Dicas de Auditoria (Sua Gestão) |
Identificação do Colaborador | Nome, CPF, PIS, Cargo. | Utilize a coluna Cargo para identificar se um problema específico (ex: excesso de horas extras) está concentrado em uma função específica da empresa. |
Estrutura Organizacional | Local de Trabalho, Empregador. | Use para filtrar e analisar os dados por filial ou empresa do grupo. |
Apontamentos | Apontamento (o valor que ativou o filtro) | A coluna de um apontamento mostra o valor exato do evento filtrado (ex: "01:48" de atraso), facilitando a identificação da gravidade da ocorrência. |

- Além da planilha principal, temos também a planilha da aba "Resumo por local, que entrega um valor consolidado dos apontamentos filtrados por local de trabalho.

O R06 é a sua "lupa" sobre a folha de ponto. Com ele, você investiga problemas específicos sem precisar abrir a folha de cada colaborador um a um.
Caso ainda tenha dúvidas ou precise de auxílio, entre em contato com o nosso time de Suporte pelo chat integrado ao site Pontotel Gestão ou pelo WhatsApp!
Atualizado em: 27/11/2025
Obrigado!
