Como travar a folha de ponto
O travamento das folhas de ponto é uma etapa crucial para garantir a segurança, imutabilidade e integridade dos registros de jornada dos colaboradores. Ao travar uma folha, você impede alterações posteriores, assegurando que os dados consolidados reflitam a realidade das jornadas e estejam prontos para o fechamento da folha de pagamento.
Passo a Passo para travar a folho de ponto
- Acesse o módulo "Gestão de travamentos"
- No menu superior, clique em folha e selecione a opção fechamento de folha.
⚠️ Importante: O nome do menu pode variar conforme a configuração do ambiente da empresa. Como se trata de um campo customizável, o menu correspondente a "fechamento de folha" pode aparecer com outra nomenclatura, dependendo da configuração utilizada.

- Faça os filtros de busca
- Selecione o(s) local(is) de trabalho, empregado(s) ou empregador(es).
- Defina a competência que deseja travar, selecionando o mês e o ano correspondente.
- Clique em buscar para carregar as folhas correspondentes.

- Escolha o tipo de travamento
3.1. Travamento Unilateral
Neste modelo, apenas um dos lados (gestor ou RH) realiza o travamento da folha. Assim que a ação é concluída por quem possui permissão, a folha é considerada travada. É uma alternativa mais rápida, porém com menor rastreabilidade de conferência por parte da equipe.
Procedimento
- Na categoria "não travados", clique no botão travar unilateralmente para realizar o travamento das folhas sem a necessidade de ação prévia dos colaboradores.
- O sistema exibirá uma notificação de processamento do pedido no "sino de notificações" ao lado da logo da Pontotel no menu superior.
- Depois do processo ser concluído, um relatório será gerado, mostrando:
- Folhas travadas com sucesso.
- Folhas não travadas e o motivo do não travamento (por exemplo, dias inconsistentes que ainda precisam ser corrigidos).

3.1.1. Travamento de folha de um colaborador específico
Para travar a folha de um único colaborador, localize o nome dele na lista, clique sobre ele e selecione travar unilateralmente.

3.2. Travamento Bilateral
No travamento bilateral, duas partes diferentes confirmam o fechamento da folha, promovendo uma validação dupla do processo. Isso aumenta a segurança e a transparência, pois a folha só será efetivamente travada após a conferência de ambos.
Fluxos sugeridos para travamento bilateral
O sistema permite diferentes fluxos de conferência no travamento bilateral. Veja exemplos práticos:
- Fluxo 1: O funcionário inicia o travamento e o gestor confirma.
- Fluxo 2: O gestor inicia o travamento e o funcionário confirma.
Esses fluxos podem ser escolhidos conforme a rotina da sua empresa, garantindo flexibilidade no processo e promovendo mais segurança para a equipe.
Como visualizar quem realizou cada ação
Na folha e no espelho de ponto do colaborador, além do status do travamento, também é exibido o nome dos usuários que iniciaram e confirmaram as ações, bem como as respectivas datas.
Procedimento
- Caso utilize o travamento bilateral, uma parte deverá iniciar o travamento da própria folha.
⚠️ Importante: O travamento bilateral não pode ser realizado caso uma das partes tenha usuário com permissão de RH. Isso porque a permissão "RH" é o nível mais alto (administrador) da plataforma e só permite travamentos unilaterais. Para efetuar travamentos bilaterais, é necessário que ambos os usuários tenham permissões que não sejam de administrador, como funcionário, gerente, supervisor, entre outras.
Depois que o travamento da folha for iniciado, sua folha passará para a categoria "confirmados".
- A segunda parte clica em confirmar travamento para finalizar o processo. Assim que a folha for confirmada, ela passará para a categoria "travados"
- Caso a outra parte não concorde com o travamento iniciado pelo colaborador, basta selecionar a opção rejeitar. A folha permanecerá destravada e será direcionada para a categoria "rejeitados".

Travamento beta
Recentemente, foi disponibilizada uma nova opção de travamento, chamada Travamento Beta, que pode ser utilizada tanto no travamento unilateral, quanto no bilateral. Essa funcionalidade é uma refatoração do processo de travamento tradicional, desenvolvida com foco em agilidade, estabilidade e performance.
Com ela, o processo de travar a folha após a conferência se torna mais rápido, especialmente em empresas com um grande número de colaboradores. Ambos os modelos (tradicional e beta) continuam disponíveis durante esse período de transição para que os administradores possam testar e se adaptar à nova versão.

Travamento como assinatura digital
O travamento da folha pode ser compreendido como uma forma de assinatura digital, formalizando que as informações foram conferidas e validadas para o fechamento da folha de ponto.
No caso do travamento bilateral, essa validação acontece tanto pela empresa quanto pelo colaborador. Isso significa que, ao realizar o travamento com seu próprio acesso — que é pessoal e intransferível — o colaborador confirma sua ciência e concordância com os dados registrados, caracterizando uma assinatura digital sobre a sua jornada.
Embora o processo não exija o uso de certificado digital, o sistema da Pontotel registra automaticamente o usuário, a data e o horário do travamento, garantindo rastreabilidade, segurança jurídica e respaldo em auditorias.
Se necessário, o sistema permite também exportar a folha travada em PDF para conferência externa ou arquivamento. Consulte este artigo para aprender como exportar o relatório R01.
O travamento de folhas é uma etapa essencial para garantir que os registros estejam prontos para o fechamento da folha de ponto. Para mais informações, consulte nossos tutoriais no site de Suporte.
Se precisar de suporte adicional, entre em contato com o nosso time pelo WhatsApp. Estamos prontos para te ajudar!
Atualizado em: 29/09/2025
