Como anular ou excluir uma marcação de ponto incorreta
Remover uma marcação de ponto incorreta é uma ação importante para manter a folha correta e evitar problemas futuros na apuração de horas. O sistema Pontotel permite identificar e remover essas marcações de forma prática.
⚠️ Atenção:
Existem duas situações para a exclusão de registros no sistema Pontotel. O registro feito pelo próprio colaborador (batida de ponto, cor preta) não pode ser excluído permanentemente; nesse caso, é possível apenas anular a marcação, que continuará visível na folha (riscada) e não será considerada para o cálculo dos apontamentos.
Já os pontos manuais (cor verde, amarelo, vermelho ou azul), lançados por um usuário com permissão, podem ser excluídos definitivamente da folha de ponto.

Passo a passo para deletar uma marcação incorreta
- No menu lateral, selecione folha e depois folhas de ponto.

- Use os filtros disponíveis para encontrar o colaborador e a folha que possui a marcação que deve ser removida.
- Selecione a competência correspondente (mês e ano)
- Selecione a opção "empregados" para abrir a folha diretamente
- No menu suspenso ao lado, busque o colaborador e selecione-o
- Finalize clicando em "buscar"

- Na folha de ponto, identifique o dia que possui a marcação incorreta e que precisa ser removida.
- Anule ou exclua a marcação
- Selecione o ponto.
- Caso esteja utilizando Windows ou Linux, pressione a tecla "DELETE". Caso utilize um Mac (Sistema MacOS da Apple), pressione as teclas "FN" + "DELETE".
- Para anular um ponto real, deve ser escolhido um motivo.
- Para excluir um ponto manual, não há necessidade de escolher um motivo.

Esse processo deve ser feito com atenção para evitar remoção de pontos válidos. Manter os dados limpos e atualizados garante mais segurança e precisão para toda a equipe, além de ter um cálculo de apontamentos correto.
Caso ainda tenha dúvidas ou precise de auxílio, entre em contato com o nosso time de Suporte pelo chat integrado ao site Pontotel Gestão ou pelo WhatsApp!
Atualizado em: 18/12/2025
Obrigado!
