Artigos sobre: Folha de ponto

Atestado Médico ou Declaração de Comparecimento: Qual a diferença e como lançar na Pontotel?

Ao precisar se ausentar por motivos de saúde, é comum surgirem dúvidas sobre qual documento apresentar e como lançá-lo corretamente na plataforma: Atestado Médico ou Declaração de Comparecimento?

Vamos entender a diferença para que você realize o lançamento correto da ausência, seja ela de um dia inteiro ou de apenas algumas horas.


Qual a diferença entre os documentos?


  • Atestado Médico: É um documento emitido por um profissional de saúde que atesta a necessidade de afastamento do trabalho por um ou mais dias, indicando o período necessário para a recuperação do colaborador.
    • Quando usar: Use quando você precisar se ausentar por um ou mais dias inteiros por recomendação médica.


  • Declaração de Comparecimento (ou Declaração de Horas): É um documento que apenas comprova que você esteve presente em uma consulta médica, exame ou procedimento em um horário específico. Ele justifica a ausência por um período limitado (horas ou minutos), mas não necessariamente abona o dia todo de trabalho.
    • Quando usar: Use quando você for a uma consulta ou exame e retornar ao trabalho no mesmo dia.


Como fazer o lançamento na Pontotel


A forma de lançamento na plataforma depende do tipo de documento que você tem. A Pontotel divide essa ação em duas: Dispensa Integral (dia todo) e Dispensa Parcial (horas).


1. Lançamento para Declaração de Comparecimento (Parcial)


Se você possui uma Declaração de Comparecimento e precisa justificar apenas algumas horas de ausência no dia, o lançamento correto é a Dispensa Parcial.


2. Lançamento para Atestado Médico (Integral)


Se você possui um Atestado Médico que recomenda afastamento por um ou mais dias inteiros, o lançamento correto é a Dispensa Integral (ou de dia todo).


Pronto! Agora você sabe a diferença entre os documentos e qual processo de lançamento utilizar para cada um deles na plataforma.


Caso ainda tenha dúvidas ou precise de auxílio, entre em contato com o nosso time de Suporte pelo chat integrado ao site Pontotel Gestão ou pelo WhatsApp!

Atualizado em: 07/11/2025