Artículos sobre: Cadastros

Como cadastrar um usuário

Cadastrar *usuários* na plataforma é um passo essencial para que cada colaborador tenha acesso às funcionalidades adequadas à sua função, garantindo segurança e eficiência na gestão e registro de ponto. Portanto, é importante que cada pessoa tenha seu próprio usuário.


Além disso, a plataforma utiliza *permissões* de acesso para definir os níveis de visibilidade e ação de cada perfil, permitindo que funções administrativas e operacionais sejam ajustadas conforme a necessidade. Assim, cada colaborador acessa apenas o que é relevante para sua rotina.



Cadastro de usuários para gestão do ponto


Usuários de gestão dão acesso a colaboradores com permissões para administrar e monitorar informações da equipe, como *supervisores*_, _*gerentes* e profissionais de _*RH*_.


  1. *Acesse a tela de usuários*


No menu superior do site Gestão, clique em *admin*. Depois selecione *usuários*.



  1. *Inicie um novo cadastro*


Para adicionar um novo usuário, clique em *criar novo usuário*.



  1. *Preencha os campos*


  • *Nome do usuário:* Insira o nome completo (ou nome e sobrenome) do colaborador que utilizará o usuário.
  • *E-mail:* Informe o e-mail que será usado para fazer login na plataforma. Pode ser um e-mail real para que o colaborador receba notificações e consiga recuperar a senha, ou um e-mail fictício, caso não haja necessidade de comunicação direta. O campo será preenchido automaticamente, caso tenha adicionado o e-mail na seção "campos opcionais" do cadastro de empregado.
  • *Senha de acesso ao sistema:* Cadastre uma senha de pelo menos 8 caracteres. Esta senha será utilizada para o acesso ao sistema e pode ser alterada posteriormente.
  • *Empregado associado a este usuário:* Permite vincular o usuário a um empregado já cadastrado no sistema. Esse vínculo é necessário quando o usuário será utilizado de forma pessoal pelo colaborador para realizar o registro de ponto.
  • *Permissão geral:* Define o nível de acesso do usuário e controla quais módulos estarão disponíveis para ele. Ao selecionar a opção funcionário, não será necessário preencher o campo "permissão pessoal". Porém, se o usuário também exercer funções de gestão e, além disso, precisar registrar o ponto, configure neste campo a permissão de gestão e, em "permissão pessoal", atribua a permissão funcionário.
  • *Permissão pessoal*: Permite atribuir regras específicas de acesso ao usuário, caso possua um empregado vinculado ao usuário. Neste caso, deixe em branco.


Exemplo de cadastro de usuário que exerce função de gestão e também realiza registro de ponto


  • *CPF:* Número do CPF do usuário, usado como dado de identificação. Insira o CPF de quem utilizará o usuário neste campo.
  • *Código:* Atribua um código único para organizar e identificar o usuário no sistema. Este campo pode facilitar a consulta e o gerenciamento dos registros.
  • *Líder desse usuário*: Campo para vincular um líder responsável pelo colaborador, caso seja aplicável.


Exemplo de um cadastro de usuário preenchido corretamente


  1. *Configure as opções avançadas (opcional)*


  • *Gerar senha aleatória e enviar por e-mail*: Quando selecionado, gera automaticamente uma senha e envia para o e-mail cadastrado do usuário.
  • *Exigir troca de senha no primeiro acesso:* Obriga o usuário a redefinir a senha assim que acessar a plataforma pela primeira vez.
  • *Ativar fator de dupla autenticação (MFA):* Recurso de segurança adicional que exige um segundo fator de autenticação no login (como código enviado por e-mail ou app autenticador).



  1. *Salve o cadastro*


  • Clique no botão *salvar* para finalizar a criação ou alteração.



Cadastro de usuários para registro de ponto


Usuários para registro de ponto dão acesso a colaboradores para registrar suas jornadas de trabalho e visualizar seus dados pessoais. As permissões nessa categoria são de *funcionário* e _*cadastro de coletores*_.


⚠️ Atenção:


  • O usuário com permissão de *cadastro de coletores* é destinado exclusivamente ao acesso no site ou aplicativo BatePonto. Ele funciona como um acesso compartilhado em dispositivos utilizados por vários colaboradores para registrar seus pontos, sendo conhecido como *usuário coletivo*. Caso ainda não possua um usuário com essa permissão, neste artigo você encontrará uma seção onde orienta a criação desta permissão.
  • Um usuário com permissão de *funcionário* tem acesso restrito às funcionalidades essenciais para o registro de ponto e consulta de dados pessoais. Esse tipo de usuário não tem permissões para gerenciar ou visualizar informações de outros colaboradores, garantindo a privacidade e segurança dos dados. Caso ainda tenha dúvidas sobre como criar um usuário pessoal, consulte este artigo.



💡 Dica: A Pontotel conta com o Tutorial Interativo, uma ferramenta dinâmica dentro do próprio site Pontotel Gestão, que guia você passo a passo nos cadastros, como empregador, local de trabalho, jornada, escala, usuários e outros. Basta seguir as orientações da ferramenta para configurar tudo de forma rápida, prática e sem erros. Sempre que precisar, ative o Tutorial Interativo para facilitar os cadastros na plataforma!




Agora o novo usuário está cadastrado e já pode acessar o sistema conforme a permissão atribuída. Com os acessos devidamente configurados, sua equipe terá um controle mais seguro e organizado do ponto, garantindo que cada colaborador esteja habilitado para registrar suas jornadas ou realizar as tarefas relacionadas à sua função.


Se precisar de suporte adicional, entre em contato com o nosso time pelo WhatsApp. Estamos prontos para te ajudar!

Actualizado el: 24/09/2025