Como criar ou atualizar empregadores em lote (Importador i05)
Sabemos que cadastrar empregadores pode ser uma tarefa que exige tempo, principalmente quando se tem muitos deles para adicionar. Pensando nisso, preparamos este tutorial para você aprender como usar a nossa ferramenta de importação de arquivos em lote, agilizando o processo e garantindo que tudo fique registrado de forma rápida e eficiente. Assim, você evita o trabalho de preencher um a um, e consegue focar no que realmente importa: a gestão das suas equipes!
⚠️Aviso: Este importador não é aplicável caso sua empresa possua integração de cadastros ativa com outros sistemas, como Sankhya ou similares.
Passo a passo:
Acesse o importador
No menu superior do site Gestão, clique em gestão. Depois clique em relatórios e registros. Na lista de "importadores", selecione a opção I05 - Importadores de arquivos.
- Faça os filtros necessários
Em "tipo de importação", selecione a opção Empregadores.
-
Logo abaixo, selecione a extensão do arquivo desejada para fazer o download da planilha modelo para preenchimento das informações.
💡 Dica: O programa Excel aceita todas as extensões mencionadas. No entanto, planilhas em formato CSV não possuem formatação visual, o que pode dificultar a leitura. Por isso, recomendamos testar inicialmente as outras extensões. Para versões mais recentes do Excel, a extensão "xlsx" é a mais indicada.
- Preencha a planilha modelo
Na planilha, terão 2 abas de navegação: Criação e Atualização.
Os dados deverão ser adicionados a partir da linha 4 da planilha.
⚠️ Atenção:
Certifique-se de que as células da planilha estejam configuradas no formato "Texto". Antes de inserir os dados dos funcionários, ajuste o formato das células para evitar erros durante a importação do arquivo e garantir que as informações sejam processadas corretamente pelo sistema.
Para cadastrar
3.1 Para criar novos cadastros de empregadores, utilize a aba "Criação" da planilha. Nessa aba, insira as informações das empresas que precisam ser incluídas no sistema. Preencha todos os campos necessários, garantindo que as informações estejam corretas para que o cadastro seja realizado com sucesso:
- Razão Social: Esta é a coluna para o nome oficial da empresa, como ela está registrada nos órgãos governamentais. É um campo obrigatório, então certifique-se que o nome esteja correto.
- Nome Fantasia: Aqui você pode adicionar o nome pelo qual a empresa é publicamente conhecida. Este é um campo opcional, então se o nome fantasia for o mesmo da razão social, pode deixar em branco ou repetir, como preferir.
- Número de Identificação: Neste campo obrigatório, você deve inserir o CNPJ, CPF ou CEI do empregador, contendo somente números.
- CNO/CAEPF: Este é um campo opcional e deve ser preenchido apenas se o empregador for brasileiro.
- Código: O código externo de identificação é um campo opcional que pode ser usado para integrar a Pontotel com outros sistemas.
- Jurisdição: Aqui você informa a jurisdição em que o empregador está vinculado no padrão ISO 3166-1 alpha2. Por padrão, será "BR" (Brasil). Este também é um campo opcional.
- URL com o Logo: Se você quiser personalizar o espelho de ponto com a logo da sua empresa, pode inserir a URL da imagem aqui. Este campo é opcional, mas deixa o espelho de ponto com a cara da sua empresa! Também é possível anexar uma imagem do seu computador, editando o cadastro já criado no site Gestão.
Para atualizar
Caso queira atualizar um cadastro já existente, utilize a aba "Atualização" da planilha. Nessa aba, insira as informações das empresas que precisam ser ajustadas no sistema.
- Número de Identificação: Este é um campo obrigatório e fundamental para identificarmos qual empregador você deseja atualizar. Ele deve ser preenchido com o CNPJ, CPF ou CEI do empregador, contendo somente números.
- CNO/CAEPF: Este campo é opcional e deve ser preenchido apenas se o empregador for brasileiro. Você pode usá-lo para modificar essa informação. Caso deixe o campo em branco, o campo na plataforma permanecerá como está cadastrado.
- Razão Social: Aqui você pode preencher o nome oficial da empresa como está no Registro Governamental. Este campo deve ser preenchido para identificar a empresa, e não pode ser modificado via importação de planilha.
- Nome Fantasia: Utilize este campo para modificar o nome público como a empresa é conhecida.
- Código: Preencha esta coluna para modificar o código externo de identificação do empregador.
- URL com o Logo: Se precisar atualizar a imagem da logomarca do empregador, é só preencher este campo com a URL do novo logotipo.
- Ocultar (S/N): Para ocultar o cadastro no sistema, preencha esta coluna com "S" (Sim). Se não deseja ocultar o registro, deixe-o vazio ou preencha com "N".
Salve as informações
Depois de preencher a planilha de acordo com o objetivo definido, salve o arquivo. Se estiver utilizando o programa Excel, clique em "Arquivo", e depois em "Salvar", ou aperte as teclas CTRL + S.
- Importe o arquivo
- Retorne ao site Gestão, no mesmo local instruído no item 1, e selecione novamente a opção I05 - Importadores de arquivos.
Clique no campo abaixo, e selecione o arquivo no seu computador com as informações preenchidas.
Finalize clicando em importar.
Confira as informações importadas
Aguarde o processo de importação da planilha ser finalizado.
Quando o processo for concluído, será gerado um relatório com o feedback da importação. Certifique-se de que o cadastro do empregador foi criado ou atualizado na pataforma.
Agora que você aprendeu como criar e atualizar cadastros de empregadores de forma rápida e eficiente através da importação do I05, o processo de gestão de registros de empresas na plataforma Pontotel se torna muito mais ágil. Ao seguir os passos e garantir que os dados estejam corretamente preenchidos, você evita erros e assegura que todas as informações sejam refletidas com precisão no sistema.
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