Artículos sobre: Cadastros

É possível lançar mais de uma dispensa no mesmo dia?

O sistema Pontotel permite o lançamento de apenas *uma dispensa por dia* na folha de ponto do colaborador. Caso o colaborador tenha se ausentado em dois períodos diferentes de sua jornada e ambas ausências devem ser dispensadas de sua folha, o procedimento correto é realizar o lançamento de uma única dispensa, informando a duração total das horas a serem abonadas.


Passo a Passo


*Acesse a folha de ponto*


No menu principal, clique em *folha* e selecione *folhas de ponto*. Localize o colaborador desejado.



  1. *Faça os filtros para selecionar o empregado e a folha correspondente*


Faça um filtro por *empregados.*



No campo "selecionar empregados", busque e selecione o colaborador, depois clique em *buscar*.



No canto superior esquerdo da tela, selecione a *competência* que deseja lançar a suspensão.



  1. *Abra o menu da dispensa*


Clique com o botão direito na linha do dia correspondente, ou clique nos três pontinhos azuis que fica do lado esquerdo da data.


Dica: Como alternativa, há possibilidade de acessar o menu suspenso através da opção *adicionar justificativa*, que fica no menu de ferramentas no lado esquerdo da tela.



No menu suspenso, selecione a opção *dispensa*.



*Preencha as informações da dispensa*



  • *Motivo*: Selecione a justificativa que corresponde à dispensa. Se não houver um motivo adequado, crie um novo motivo padrão antes de prosseguir.
  • *Data*: Informe o dia em que a dispensa ocorrerá.
  • *Considerar o dia inteiro*: Desmarque essa opção caso a dispensa não abranja o dia todo. Se a intenção é lançar uma única dispensa que cobre a duração de duas ausências no mesmo dia, essa opção deve permanecer desmarcada.
  • *Usar duração*: Selecione esta opção em vez de "usar intervalo". Isso permite informar o tempo total de ausência diretamente.
  • *Duração total*: Preencha com o tempo total de ausência, somando todos os períodos a serem abonados no dia.
  • Dica: Se quiser discriminar as ausências separadamente:
  • Informe a primeira ausência no campo "duração total".
  • Insira a segunda ausência no campo "tempo de deslocamento", que também é considerado como tempo abonado.
  • *Duração esperada para a pausa*: Se houver uma pausa para refeição prevista na jornada do dia, preencha este campo com o tempo esperado. Caso contrário, o período efetivamente pausado será tratado como atraso no cálculo dos apontamentos.
  • *Anexar atestado*: Caso possua um documento, faça o upload do arquivo. O sistema permite anexar apenas um arquivo na dispensa, portanto, se houver mais de um atestado, combine-os em um único arquivo antes de anexar.


  1. *Finalize o lançamento*


Após preencher todos os campos, clique em *adicionar* para registrar a dispensa na folha do colaborador.


Lançar uma única dispensa com a duração total de horas garante a precisão dos apontamentos e a conformidade com os cálculos e banco de horas do dia. Para mais orientações sobre lançamentos ou ajustes, consulte os tutoriais no Site do Suporte.


Se precisar de suporte adicional, entre em contato com o nosso time pelo WhatsApp. Estamos prontos para te ajudar!

Actualizado el: 24/09/2025