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Como reativar um usuário no sistema

Na Pontotel, “excluir” um usuário não significa apagá-lo permanentemente: ele permanece listado entre os usuários desligados. Dessa forma, todos os registros anteriores, como folhas de ponto e apontamentos, ficam guardados. Para usá-lo novamente, é preciso reativá-lo.


Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar como é simples reativar um usuário na nossa plataforma. O melhor de tudo é que o histórico do colaborador é totalmente preservado! Neste artigo, você verá passo a passo como localizar usuários desligados e reativá-los.



Passo a passo para reativar um usuário


  1. *Acesse a tela de usuários*


No menu do site Gestão, vá para *Admin > Usuários.*



  1. *Ajuste o filtro “mostrar”*


  • Clique no seletor de filtro *Mostrar*
  • Selecione a opção *"desligados"* (como mostra a imagem abaixo) para listar os usuários que estão inativos



  1. *Localize o usuário a reativar*


Entre os usuários desligados listados, clique no nome do colaborador que você deseja reativar


  1. *Clique no ícone de reativação*


  • Dentro da ficha do usuário, pressione o botão *Reativar*
  • O sistema irá movê-lo da lista de “Desligados” para *Ativos*




Observações:


  • Mesmo após a “exclusão”, o usuário permanece listado na seção “Desligados” do sistema.
  • A exclusão não apaga dados do usuário, mas apenas o desativa para que não possa acessar ou ser usado ativamente enquanto estiver nessa condição.
  • Ao reativar, o histórico de ações, permissões e vínculos anteriores do usuário é retomado conforme configurado antes da desativação.
  • É possível ajustar os campos do usuário antes de efetivar a reativação
  • Certifique-se de que o usuário tem perfil e permissões adequadas após a reativação.



Reativar usuários no Pontotel é simples e seguro: você apenas precisa encontrá-los na lista de desligados e ativar novamente. Esse fluxo permite manter todos os registros intactos enquanto controla o acesso e a utilização dos usuários de forma estruturada.


Se tiver qualquer dúvida ou encontrar alguma situação específica com reativação (por exemplo, com permissões ou vínculos), nosso time de suporte está disponível via WhatsApp para te orientar.

Actualizado el: 24/09/2025