O que é o simulador de regra de cálculo?

O simulador de regra de cálculo é uma ferramenta criada para os gestores e RH verificarem possíveis apontamentos gerados de acordo com a customização de regra de cálculo de cada empresa. Além disso, é possível fazer essa simulação em diferentes situações, como saída antecipada, atraso, entre outras. Isso é essencial para que não haja surpresas no final do mês com relação aos apontamentos.

Em Admin. > Customizações selecione a customização desejada, ou crie uma nova em Adicionar Nova Customização.

Na coluna da esquerda temos as customizações da regra de cálculo, com todas as configurações que já existiam, agora organizadas de uma nova forma. Já do lado direito, temos o Simulador de Regra de Cálculo com os casos simulados vinculados a regra de cálculo customizada (cada customização tem seu próprio simulador). Nós do PontoTel já criamos 10 casos mais comuns para te ajudar. Importante: o simulador não inclui o banco de horas.

Tudo que for alterado na Regra de Cálculo (coluna da esquerda), automaticamente, será atualizado na coluna da direita, com isso você terá noção dos impactos dessas alterações nos apontamentos. Além disso, o que acontece no simulador não altera nenhum cadastro no sistema, como jornadas, escalas, funcionário, etc... É somente um simulador, uma espécie de calculadora de apontamentos.

Além de criar novos casos no simulador (no botão Adicionar Caso) é possível editar os já existentes, basta clicar em Editar. Veja abaixo o que significa cada campo. 

No topo temos o nome do caso e os botões de Atualizar, Copiar, Excluir e Aceitar, respectivamente.

Na parte Jornada Esperada temos os campos relacionadas ao que seria a jornada vinculada ao funcionário. Em Duração Legal é possível inserir a duração legal, clicando no ícone do lápis, ou deixar a duração real.

Em seguida preencha os horários de Entrada, Pausa, Retorno e Saída da jornada esperada. Se não tiver pausa é só clicar no botão azul de talheres ao meio.

Se quiser selecionar uma Jornada já cadastrada no sistema basta é só clicar no botão da direita.

Em seguida selecionar a Jornada.

Na parte Pontos Batidos temos os campos relacionadas ao que seriam os pontos batidos pelos funcionários. Esses campos não alteram ou acrescentam nenhum ponto, é só uma simulação. Preencha os horários de EntradaPausaRetorno e Saída que o funcionário faria (não precisa ser igual ao da jornada esperada).

Se quiser que os Pontos Batidos sejam iguais aos da Jornada Esperada basta clicar no botão Preencher.

Ao preencher todos os campos o sistema irá simular os cálculos dos apontamentos, considerando a regra de cálculo, a Jornada Esperada e os Pontos Batidos.

Clique no botão Aceitar para adicionar o caso a regra de cálculo.

Em seguida clique no botão Gravar Alterações ou Adicionar Customização para salvar as regras de cálculo e os casos do simulador. Toda vez que algum ponto dos cálculos for alterado, o simulador atualizará os apontamentos dos casos já criados. Os que não sofreram alteração ficarão com a etiqueta verde.

Os casos com alterações, mas sem todos os campos necessários preenchidos aparecerão com uma etiqueta vermelha.

Os que sofreram alguma alteração ficarão com a etiqueta amarela, sendo necessário clicar em Aceitar para salvá-las.

Os apontamentos que sofrerem alterações também aparecerão com cores diferentes.

Ainda necessita de Ajuda? Nos envie um e-mail Nos envie um e-mail